Energia eólica no mundo: conheça os modelos de turbinas

Sabe-se que hoje o modelo predominante das turbinas presentes nos complexos eólicos pelo mundo é o modelo convencional de três pás, originário da indústria eólica escandinava.
Apesar do modelo mais difundido e predominante no mundo, hoje, ser o que conhecemos, no processo de desenvolvimento, outros modelos surgiram. Alguns bastante curiosos.
Energia eólica no mundo: conheça os modelos de turbinas
Segundo Divone (1994), no ano de 1887, o cientista e um dos fundadores da indústria elétrica nos Estados Unidos, Charles Francis Brush, inventou um eficiente dínamo (gerador de corrente contínua) para a produção de energia elétrica e, ligada a este, uma turbina constituída por 144 pás de madeira, compondo um rotor de 17 metros de diâmetro, torre de 18 metros de altura, capaz de gerar 12kW de potência. A estrutura também contava com um conjunto de baterias de ácido-chumbo, sendo mantida em funcionamento por 20 anos.
Hau (2006) complementa que, destes, destacaram-se: Georges Jean Marie Darrieus, engenheiro aeronáutico francês, apresentando uma turbina de eixo vertical intitulada turbina de Darrieus, com estrutura simples e forma ovalar.
Sigurd Johannes Savonius, arquiteto e inventor finlandês, também apresentou uma turbina de eixo vertical, intitulada turbina Savonius, sendo constituída por duas lâminas cilíndricas em formato de “S”.
Apesar da considerável quantidade de variações de turbinas, a que apresentou evolução mais expressiva foi a turbina original de Darrieus, ainda sendo estudada e aplicada em usinas eólicas e aplicações de pequeno porte.
Turbina de Darrieus Helicoidal